Em 1° de junho de 1.965 foi fundada a 1ª empresa de transporte coletivo de Paranaguá, a empresa Santa Rosa. Passados 6 anos, passou a chamar-se Transporte Coletivo De Paranaguá. Na data de 1° de abril de 1.977, o transporte coletivo da cidade ganhou o nome de Viação Rocio Ltda, nome este em homenagem a Nossa Senhora Do Rocio que, nesse mesmo ano, foi declarada Padroeira Do Paraná. O santuário estadual da santa é uma igreja do bairro do Rocio, em Paranaguá.

“Rocio” também significa “orvalho”, remetendo ao amanhecer, início de um novo dia, início de um novo ciclo. E foi assim que esse ciclo começou, com apenas 11 ônibus e 20 funcionários.

Atualmente, a empresa disponibiliza a comunidade uma frota de 50 veículos, com uma média de 3 a 5 anos, e um quadro de, aproximadamente, 250 colaboradores. A Viação Rocio presta atendimento a 20 linhas espalhadas pela cidade e realiza o transporte coletivo de cerca de 281 mil passageiros ao mês.

A empresa vem crescendo juntamente com a cidade, atualizando-se à demanda e ao progresso da nossa terra. Prova disso, foi a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica, do monitoramento dos coletivos e da garagem por câmeras e dos procedimentos de biometria facial.  O cartão de bilhetagem eletrônica foi denominado Vip (Vale Inteligente de Paranaguá) e vem sendo utilizado desde o ano de 2007. Prestamos um serviço de rapidez e segurança aos nossos clientes (tirando o dinheiro em espécie de circulação dos coletivos através do uso de tecnologia). Além disto, a Viação Rocio colabora com o meio ambiente, substituindo a emissão de milhares de vale transporte em papel pelo uso do cartão magnético, diminuindo assim, os impactos ambientais.

Ainda tratando do meio-ambiente, a empresa utiliza água reutilizável da chuva para lavagem externa dos coletivos e recebe certificados anuais do Despoluir, uma iniciativa do SEST SENAT e da CNT (Confederação Nacional do Transporte) que tem o objetivo de melhorar o desempenho ambiental da emissão de gases do setor transportador.

Em 2001, chega à Viação Rocio ônibus para atendimento de portadores de necessidades especiais, onde foram colocados em circulação três ônibus com elevador para cadeirantes, rodando nas linhas São Vicente e Labra. Atualmente, todos os coletivos da frota contam com elevadores para integrar e atender a todos os usuários, principalmente os com peculiaridades em sua mobilidade.

A Viação Rocio Ltda dedica seus anos de trabalho aos passageiros e colaboradores, sendo uma prestadora de serviços e uma importante geradora de empregos. Compromissada com a qualidade, constantemente se modernizando ao investir em segurança, tecnologia, agilidade e responsabilidade sócio-ambiental.