Entre os dias 23 a 27 de Outubro de 2017, a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Viação Rocio realizou a 10ª edição da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – com uma programação diferenciada que incluiu além de palestras educacionais e motivacionais, campanha de conscientização da Dengue, prevenção ao câncer de mama e de próstata e do uso de drogas.

Nesse ano, a melhor frase vencedora do concurso realizado entre os funcionários foi do colaborador Thiago Ribeiro com a seguinte:” A Viação Rocio tem uma importante missão: proporcionar um transporte de qualidade e segurança para você e sua família”, esta inclusa no material de divulgação da SIPAT e na mídia indoor em frente à entrada da empresa, anunciando o evento.

A Diretora Executiva, Rebeca Golin, diz que essa é uma maneira de valorizar o trabalho do colaborador. “O maior patrimônio da empresa é o funcionário, que precisa ser bem cuidado e reconhecido. Com isso, melhoramos o ambiente de trabalho, que se torna prazeroso no dia a dia”, destaca.

A­ SIPAT tem o objetivo de orientar e conscientizar os colaboradores da Viação Rocio sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no ambiente de trabalho. Queremos resgatar os valores que, às vezes, são esquecidos na correria do dia a dia, para que todos os colaboradores não só tenham ideia de segurança, como também pratiquem todo esse aprendizado”, disse o presidente da CIPA e Gerente de Manutenção, Marcio Gilberto Antunes.

 “A qualidade no trabalho faz parte da missão da empresa e a segurança na atividade depende de cada colaborador. Quando conseguimos aplicar a prática dos conhecimentos da segurança no trabalho temos a excelência profissional”, observa o Vice-Presidente da CIPA e Técnico de Segurança do Trabalho, Ricardo Leal.

O primeiro dia da SIPAT (23/10) foi aberto com a mensagem do presidente da CIPA, Marcio Gilberto Antunes onde seguiu-se com a realização da palestra “Gerenciamento do Stress”, ministrada pela Psicóloga e Mestre em Psicologia Comportamental pela UFPR – Dra. Eneida Maria Leone de Souza Jabur. No segundo dia (24/10), a Diretora da 1ª. Regional de Saúde, Dra. Hilda Nagafuti, palestrou sobre a prevenção da Dengue e combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, e seguiu-se a vacinação da terceira dose da vacina da Dengue. Na quarta-feira (25/10), foi a vez da Polícia Militar de Paranaguá destacar a importância da Direção Defensiva e Boa Conduta. Na quinta-feira (26/10), os profissionais da 1ª. Regional de Saúde palestraram sobre a prevenção do câncer de mama e de próstata. O evento segue até sexta-feira (27/10), onde o tema Álcool e Drogas será tratado com a voluntária do Projeto TESE, Mary. No encerramento também acontecerá a entrega da premiação de um jantar no restaurante Danúbio Azul para o finalista do concurso da frase tema da SIPAT, Thiago Ribeiro.

Ação social

Foi realizada a campanha de arrecadação de alimentos em prol da instituição beneficente da cidade, a Casa de Recuperação Projeto TESE. Cada 1 kg de alimento doado dá direito ao colaborador a um cupom para concorrer a uma bicicleta, que será sorteada após a última atividade da semana SIPAT.