Entrevista

Nome do motorista: Romildo da Silva Pires.

Apelido: “Roque”

Data: 05/5/2017

 

1 – Há quanto tempo você trabalha como motorista de ônibus?

R: De ônibus desde 11-11-2008 (8 anos e 5 meses)

 

2 – Você se considera um bom motorista?

R: “Eu me considero, é o meu forte. Se o pessoal me considera, por que eu não vou me considerar? A gente faz com amor, dedicação, o que está no meu alcance”.

 

3 – O que você acha que faz a diferença na sua atuação profissional?

R: Sair de bom humor de casa. Não adianta sair de mau humor e descarregar nos passageiros. Quando dá “ Bom dia! ” os passageiros agradecem, alguns falam que só vão pegar ônibus com ele.

Fala com os passageiros sem distinção. Brinca, fala com alegria.

O jeito de tratar os passageiros faz diferença. No momento que as pessoas gostam do teu serviço é sinal que você está fazendo certo. Deixa as pessoas felizes dentro do ônibus.

 

4 – Você gosta do seu trabalho?

R: Amo. “Eu pensei no começo que não ia me adaptar”.

Dirigia caminhão anteriormente. “Mas fui me aperfeiçoando e hoje amo o que faço. Não falto. Meu currículo sempre foi bom”.

 

5 – Qual seu maior prazer em ser motorista?

R: É ser motorista. Tinha sonho de ser motorista.

É do sítio. Pegava ônibus da Graciosa todo dia para trabalhar. Tinha o sonho mas teve medo logo que entrou de não se adaptar. Nos primeiros dias saiu tremendo. Suava frio. Só nos 1º dias, após uma semana já passou o medo.

 

6 – O que você costuma fazer nas horas livres?

R: Por mais que a gente trabalhe feliz, nas horas livres passeia com a família porque a profissão é estressante. Então precisa destes momentos para renovar a energia.

Mesmo que não tenha dinheiro, encontra passeios bacanas para serem feitos.

 

7 – Qual seu conselho para quem tem vontade de seguir a profissão?

R: O dom não é para todos. Cada um tem um perfil.

Para ser um bom motorista é importante ter uma vida saudável. Amor com a família. Sair de bom humor de casa faz a diferença. Quando tem problema em casa, saber separar. Não trazer problema para dentro do serviço.

 

8 – Cite um fato marcante no seu trabalho:

R: Tem bastante. São Vicente foi a linha que mais marcou até hoje. Ganhou vários presentes. Fizeram um grande abaixo assinado para ele ficar na linha “Aquela linha marcou minha vida”.

Ficou 2 anos seguidos na linha.

2009 – 2011 mais ou menos.

Entrar na Viação Rocio foi a realização de um sonho. Busca fazer a diferença!

 

9 – O que é importante fazer para cumprir horário?

Para cumprir horário é importante:

* Ser pontual para sair – O horário é curto, tem que sair no horário. Não fazer “corpo mole”, saber quando dá para acelerar, quando tem que diminuir a velocidade. A gente que está no volante sabe. Dirigir de maneira segura, atento a estes detalhes. Tem lugar que dá para andar mais rápido.

 

10 – Um pouco de sua história de vida:

“Eu não tenho muito estudo. Tive uma vida difícil. Não tive pai (pai faleceu quando ele tinha 3-4 anos) ”. Vô e vó que deram educação.

Trabalhou na roça muito tempo.

Veio em 1997 para cidade. Ficou 5 meses no sítio após ter casado. Esposa que convenceu ele a vir para a cidade. Arrumou serviço numa loja de materiais de construção. Ficou 2 anos e pouco nesta empresa. Foi melhorando gradualmente. Se não fosse a esposa estava até hoje no sítio.

“Eu me sinto bastante feliz, realizado”. Família saudável, com saúde, não brigam. Claro que às vezes há desentendimento, mas daqui a pouco acaba tudo em amor. “Minha vida está bem sucedida”

Nem imaginava isso há 10 anos atrás.

A gente tem que lutar, fazer além.

“Se eu pudesse fazer mais faria. O que está ao meu alcance faço de alma e coração”.