As policiais militares do 9.º Batalhão de Paranaguá tiveram uma manhã diferente, ontem. No Dia Internacional da Mulher, elas foram homenageadas de diversas formas, com o objetivo de valorizar parte da equipe formada pelo público feminino.

O 2.º tenente da Polícia Militar, Alexandre Henrique Silva de Lima, afirmou que o batalhão não podia deixar passar em branco uma data tão importante. “A PM vê como fundamental a valorização da policial militar, que como os homens trabalham em prol da sociedade paranaense. Por isso, esse dia 8 é muito importante ao efetivo, foi então mencionado ao comando que concordou de forma plena em valorizar essas mulheres e, então, elas foram chamadas para o evento no 9.º Batalhão. Em homenagem a elas, foi montado um momento de descontração e união entre todas, não apenas para homenagear as policiais, mas a mulher de forma geral”, declarou.

 

MAIS MULHERES NA CARREIRA

A 2.ª tenente da Polícia Militar e comandante do Batalhão de Guaratuba, Bianca Cristine Cazura da Silva, destacou que a data é válida para as policiais, já que o interesse pela profissão tem aumentado e, consequentemente, também o número de mulheres na corporação. “Tivemos um dia diferente em comemoração ao Dia da Mulher com palestras e aulas de dança para descontrair com as meninas. Esse dia é importante para valorizar o papel da mulher na corporação. Não temos diferenciação entre homem e mulher, mas é pouco tempo que temos esse número de mulheres na corporação e está aumentando cada vez mais. Infelizmente, vivemos em um mundo de machismo, e é importante lembrar o papel da mulher”, frisou a tenente Bianca.

Mesmo sendo uma profissão predominantemente composta pelo público masculino, a tenente Bianca lembrou que o treinamento para a função é igual para todos. “É uma profissão de risco, tem suas peculiaridades, como a questão do armamento e da defesa pessoal, mas é como outra qualquer. Às vezes, acontece de uma ou outra pessoa achar que temos menos força física e nos subestimar, mas recebemos o mesmo treinamento e somos capacitadas da mesma forma que os homens para atender qualquer tipo de ocorrência”,enfatizou a tenente.

A soldado da Polícia Militar, Ana Kerlen Galvan, lembrou que é muito gratificante ter mais mulheres no efetivo. “Elas trazem uma contribuição muito grande para a sociedade, que pode ver a mulher atuando em várias atividades. Não só naquelas tipicamente femininas, mas em toda a área profissional. A mulher pode chegar e estar onde ela quiser, já podemos dizer que estamos em igualdade”, ressaltou Ana.

Fonte:https://folhadolitoral.com.br/dia-da-mulher/policiais-militares-sao-homenageadas-no-9-batalhao/#.WMGMbjvyvIU